quarta-feira, 23 de junho de 2010

Atividade Final 4º oferta Curso Proinfo.

Prezados cursistas!!!

Estamos encerrando mais um curso de 40 horas do Proinfo, foi muito importante sua participação, peço que respondam a enquete ao lado, para termos um embasamento do nosso curso.
Sucesso a todos!!!

Professora e Assessora Pedagógica Arivana

4 comentários:

Adenir disse...

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ESCOLA

Projeto que será realizado com alunos das 7ªs e 8ªs séries
Local: Colégio Estadual Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva
Bocaiúva do Sul – PR
Pofessora : Adenir Castro
Discipina: Língua Portuguesa
Período de realização: Agosto à dezembro de 2010
Projeto que visa ressaltar a importância da leitura e da biblioteca escolar no processo de ensino- aprendizagem e na formação escolar, pois ler é progredir, é aprender, é desvendar o mundo, recriá-lo.

INTRODUÇÃO
Livros empoeirados, placas pedindo silêncio e uma inspetora disfarçada de bibliotecária povoa o imaginário dos estudantes há várias gerações. Mas essas imagens começam a ficar em um passado remoto, onde as bibliotecas escolares aos poucos estão assumindo a postura de um espaço prazeroso, de trânsito informacional e de difusão cultural, resgatando suas funções peculiares, a leitura e a pesquisa.


MATERIAL E MÉTODOS
O projeto tem como metas: incentivar o hábito de leitura nos alunos; treinamento e pesquisa na Biblioteca escolar; e reconhecimento da importância das bibliotecas e dos bibliotecários no ambiente escolar.
Assim, cabe à escola Conselheiro Quielse Crisostomo a disponibilização do acervo bibliográfico da biblioteca escolar em questão e o material lúdico necessários para a realização das atividades.
Quinzenalmente, os alunos irão à biblioteca para realizar A hora da leitura na escola.
A Hora da leitura, além de incentivar as crianças ao gosto e ao hábito de ler amplia os horizontes da leitura, tornando a criança consciente da infinidade de livros de diversos temas, gêneros e estilo, capazes de satisfazer suas necessidades individuais e seu gosto.
Após a leitura, os alunos irão realizar atividades desportivas ou artísticas (pintura, modelagem, colagem, construção com sucata, origami, estafetas, brincadeiras cantadas, contestes, dramatização), interpretando criticamente o que lhes foi lido.

CONCLUSÃO
Biblioteca escolar é um centro ativo da aprendizagem, portanto precisa ser vista como um núcleo ligado ao esforço pedagógico dos professores e não como um apêndice das escolas. A Biblioteca escolar deve trabalhar com os professores e alunos e não apenas para eles. Mas na maioria das vezes, segundo Sanches Neto (1998) a biblioteca é encarada como um anexo da escola, quando na verdade, ela deveria ser a sua alma.
A biblioteca escolar é um espaço em que as crianças e jovens encontram material para complementar sua aprendizagem e desenvolver sua criatividade, imaginação e senso crítico. É na biblioteca que podem reconhecer a complexidade do mundo que os rodeia, descobrir seus próprios gostos, investigar aquilo que os interessa, adquirir conhecimentos novos, escolher livremente sua leitura preferida e sonhar com mundos imaginários.
Para merecer tal caráter - a de instrumento dinâmico e interativo - há que se considerar como função primordial que a Biblioteca escolar atue como órgão auxiliar e complementar da escola, facilitando aos alunos o livre acesso aos livros - o mundo fantástico do saber, das descobertas, dos sonhos, do imaginário conto de fadas aos mundo do assombrado. Bem como, a orientação clara e precisa para o estudo, para a solução de problemas e dos deveres de classe, ou ainda, o de incrementar as pesquisas referenciando-as, utilizando mais de um livro, sintetizando, criticando e, fundamentalmente como apoio informacional ao pessoal docente. (KIESER; FACHIN, 2000)
Tornar a biblioteca um lugar prazeroso, dinâmico, descontraído, de maneira que as crianças se sintam atraídas por ela e venham desenvolver cada vez mais o gosto pela leitura, se faz um desafio constante para o profissional da informação em uma biblioteca escolar.

Adenir disse...

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA ESCOLA

Projeto que será realizado com alunos das 7ªs e 8ªs séries
Local: Colégio Estadual Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva
Bocaiúva do Sul – PR
Pofessora : Adenir Castro
Discipina: Língua Portuguesa
Período de realização: Agosto à dezembro de 2010
Projeto que visa ressaltar a importância da leitura e da biblioteca escolar no processo de ensino- aprendizagem e na formação escolar, pois ler é progredir, é aprender, é desvendar o mundo, recriá-lo.

INTRODUÇÃO
Livros empoeirados, placas pedindo silêncio e uma inspetora disfarçada de bibliotecária povoa o imaginário dos estudantes há várias gerações. Mas essas imagens começam a ficar em um passado remoto, onde as bibliotecas escolares aos poucos estão assumindo a postura de um espaço prazeroso, de trânsito informacional e de difusão cultural, resgatando suas funções peculiares, a leitura e a pesquisa.


MATERIAL E MÉTODOS
O projeto tem como metas: incentivar o hábito de leitura nos alunos; treinamento e pesquisa na Biblioteca escolar; e reconhecimento da importância das bibliotecas e dos bibliotecários no ambiente escolar.
Assim, cabe à escola Conselheiro Quielse Crisostomo a disponibilização do acervo bibliográfico da biblioteca escolar em questão e o material lúdico necessários para a realização das atividades.
Quinzenalmente, os alunos irão à biblioteca para realizar A hora da leitura na escola.
A Hora da leitura, além de incentivar as crianças ao gosto e ao hábito de ler amplia os horizontes da leitura, tornando a criança consciente da infinidade de livros de diversos temas, gêneros e estilo, capazes de satisfazer suas necessidades individuais e seu gosto.
Após a leitura, os alunos irão realizar atividades desportivas ou artísticas (pintura, modelagem, colagem, construção com sucata, origami, estafetas, brincadeiras cantadas, contestes, dramatização), interpretando criticamente o que lhes foi lido.

CONCLUSÃO
Biblioteca escolar é um centro ativo da aprendizagem, portanto precisa ser vista como um núcleo ligado ao esforço pedagógico dos professores e não como um apêndice das escolas. A Biblioteca escolar deve trabalhar com os professores e alunos e não apenas para eles. Mas na maioria das vezes, segundo Sanches Neto (1998) a biblioteca é encarada como um anexo da escola, quando na verdade, ela deveria ser a sua alma.
A biblioteca escolar é um espaço em que as crianças e jovens encontram material para complementar sua aprendizagem e desenvolver sua criatividade, imaginação e senso crítico. É na biblioteca que podem reconhecer a complexidade do mundo que os rodeia, descobrir seus próprios gostos, investigar aquilo que os interessa, adquirir conhecimentos novos, escolher livremente sua leitura preferida e sonhar com mundos imaginários.
Para merecer tal caráter - a de instrumento dinâmico e interativo - há que se considerar como função primordial que a Biblioteca escolar atue como órgão auxiliar e complementar da escola, facilitando aos alunos o livre acesso aos livros - o mundo fantástico do saber, das descobertas, dos sonhos, do imaginário conto de fadas aos mundo do assombrado. Bem como, a orientação clara e precisa para o estudo, para a solução de problemas e dos deveres de classe, ou ainda, o de incrementar as pesquisas referenciando-as, utilizando mais de um livro, sintetizando, criticando e, fundamentalmente como apoio informacional ao pessoal docente. (KIESER; FACHIN, 2000)
Tornar a biblioteca um lugar prazeroso, dinâmico, descontraído, de maneira que as crianças se sintam atraídas por ela e venham desenvolver cada vez mais o gosto pela leitura, se faz um desafio constante para o profissional da informação em uma biblioteca escolar.

angelorbento disse...

OUTRA REALIDADE, VIVER SEM DISCRIMINAR

PROFª Fatima Maria Casselato Bento
colaboração: Angelo Roberto Bento
O projeto está sendo executado no colégio: sala de vídeo, laboratório de informática e outros.
trabalho extra classe: O projeto envolve professores, alunos de 7ª série e Severino: um anão que veio do nordeste, já trabalhou em circo, de coletor de lixo, cobrador de ônibus e tem muita experiência de vida, e vivência de preconceitos e discriminações.

O aluno participou de uma entrevista com um membro da comunidade, que foi sabatinado pela professora e alunos, estes deverão fazer um relatório sobre os assuntos focados, principalmente sobre o que o ajudou a compreender melhor as diferenças, e o que pode usar na sua vida, com o exemplo deposto pelo convidado.
O foco do projeto é levar o aluno a realidades diferentes, conhecer pessoas que enfrentam dificuldades e nem por isso se entregam ou deixam de lutar pela sobrevivência e por dias melhores
O efeito pedagógico é: Depois de elaborados os relatórios, será promovido debates pertinentes ao tema melhorando assim o seu entendimento.
Compreendendo melhor, o aluno vai mudar de atitude, melhorando a convivência com as diferenças e aprendendo a respeitar a todos sem discriminação.

fotos do projeto: professora Fatima seus alunos de sétima série e Severino.

obs. não foi possível postar as fotos.

drosofilagentil disse...

eae! Arivana!!!
O curso foi muito produtivo !
continue assim!
abraço!
Fabiani