sábado, 21 de abril de 2012

Curso de Especialização de Mídias Integradas na Educação -2011-2012 Aluna: Arivana Izabel Stanski Ligeski Disciplina: Ead na formação do professor data: 31/03/2012 Atividade: Unidade III – Tarefa Elaboração de um projeto Didático Tema: Lendas Africanas “Kirikou e a Feiticeira” Intodução: O tema foi elaborado de forma interdisciplinar, abordando as áreas de História e Língua Portuguesa, visto a intertextualidade e diversidade necessária em todas as disciplinas para trabalhar lendas africanas, sendo ela utilizada através de vídeo e textos trabalhados em sala sobre lendas, a abordagem do vídeo se dá através do vídeo de Kirikou e a Feiticeira, que mostra a realidade de uma aldeia indígena da África, onde o personagem principal é o herói da aldeia, apesar de pequenino ele demonstra um ideal, é corajoso e destemido. A proposta da atividade é assistir ao vídeo e fazer a interpretação da lenda indígena africana através das questões elaboradas sobre cada personagem e as suas características, o uso de recursos midiáticos, serão a TV multimídia com o uso do vídeo baixado do youtube.com, o qual toda a história esta disponível, ou pode ser comprado o vídeo disponível na versão em português e inglês. Foi realizado discussões a partir do interesse dos alunos a respeito dos tipos de lendas que temos no Brasil e a influência que a África tem em nossa cultura. Situação problema A proposta por se tratar de um tema polêmico e discriminatório, requer privilegiar a importância das questões afrodescentes em nossa comunidade escolar, propomos atividade direcionada no Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo, o qual os alunos deverão ter por entendimento a busca pela não repulsa a outros credos, raças entre outros casos de discriminação, bem como a discussão de Valores expressos no filme, características dos personagens, tipo de lenda e comparação com as nossas aldeias no Brasil o qual presenciamos nas escolas e na sociedade em geral. Justificativa Tem por finalidade possibilitar aos alunos da educação fundamental um conhecimento significativo sobre o significado “lendas”, e neste ínterim o trabalho é com lendas africanas para a interdisciplinaridade com a diversidade em Língua Portuguesa, a construção da diversidade entre os diversos temas é gradativo, portanto se coloca todos os temas da diversidade, para projetar o conhecimento e aprendizagem do educando perante o seu conhecimento do cotidiano e desta forma abordar novas culturas, sem distinção e preconceitos, a começar pelo nome Kirikou, e contribuindo com as características e comparações entre tribos indígenas instaladas em vários lugares do nosso estado, um exemplo utilizado foi a da cidade de Piraquara e Maringá, os Kilombolas na cidade de Adrianopolis. Entretanto, o projeto vincula a necessidade voltada a educação de valores e conhecimentos e o pertencimento étnico-racial, buscando contemplara as diretrizes curriculares Nacionais sob a Lei nº 10.639/03. Objetivo Geral Conhecer a história com relação a lendas de identidade étnico-racial Objetivo específico Conhecer as lendas Africanas; Identificar as características dos personagens; Identificar a importância da família como referência da lenda; Identificar os valores; Interpretação da lenda Conhecer os espaços de interação da lenda; (montanha, aldeia, etc.,) Metodologia Realizar pesquisas sobre os tipos de lendas, através do livro didático em sala e pesquisas em outros recursos midiáticos como: internet, enciclopédias, jornais, documentários audiovisuais, etc. Assistir ao filme de 60 minutos em sala de aula,utilizando o recurso da TV multimídia em sala de aula, utilizando o pendrive e o vídeo em “MPG”, se for utilizado o DVD, será com o aparelho em anexo a TV, após os alunos terem visto o filme será proporcionado uma discussão com questões norteadoras sobre o filme, como por exemplo: Valores expressos no filme, características dos personagens, tipo de lenda e comparação com as nossas aldeias no Brasil, a discriminação e os tipos de . E principalmente a abordagem com relação ao respeito ao indivíduo, valorizando a sua identidade étnico-racial, a atividade será complementada no laboratório de informática, onde será utilizado outros recursos entre eles: visualizar outras lendas sobre o mesmo assunto, postar no blog desta autora arivanaizabel.blogspot.com, a atividade relacionada as lendas, discriminação e a cultura afro-descendentes. Avaliação Será distribuído uma atividade – Roteiro de perguntas interpretativas sobre o vídeo lendas africanas “Kirikou e a Feiticeira” C. E. Luiz S. Baldo – Trabalho Formativo – Profª Arivana - Língua Portuguesa VALOR:_____ NOME:___________________________ Nº _____ TURMA: _____ DATA: ___/___/______ Lenda Africana Kirikou e a Feiticeira ROTEIRO DE PERGUNTAS PARA INTERPRETAÇÃO : INDIQUE AS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS DE CADA UMA DAS PERSONAGENS ABAIXO: KIRIKOU:____________________________________________________________ A MÃE: _____________________________________________________________ KARABÁ: ___________________________________________________________ O SÁBIO: ___________________________________________________________ 1 –KIRIKOU A TODO MOMENTO QUER SABER: ( ) COMO DESTRUIR KARABÁ. ( ) PORQUE KARABÁ É MALVADA. ( ) ONDE ESTÁ O OURO QUE KARABÁ TOMOU DA ALDEIA. 2 – PORQUE KARABÁ NÃO QUER QUE NINGUÉM VÁ AO SÁBIO DA MONTANHA? ( ) PORQUE ELE É MAIS PODEROSO QUE ELA. ( ) PORQUE ELE ILUDE AS PESSOAS. ( ) PORQUE ELE DIZ A VERDADE. 3 - O GRANDE CUPINZEIRO É A PORTA DE ENTRADA DA MONTANHA PROIBIDA. PARA QUEM ELE SE ABRE? ( ) PARA QUEM FOR DIGNO. ( ) QUEM DISSER AS PALAVRAS MÁGICAS. ( ) SÓMENTE PARA KARABÁ. 4 - O SÁBIO DIZ QUE KIRIKOU SÓ PODE ENFRENTAR KARABÁ: ( ) COM UM TALISMÃ. ( ) QUANDO CRESCER. ( ) COM INTELIGÊNCIA. 5 – O VELHO CONTADOR DE HISTÓRIAS DA ALDEIA É: ( ) MEDROSO. ( ) SÁBIO. ( ) CORAJOSO. 6 – O SÁBIO DIZ A KIRIKOU QUE KARABÁ É MALVADA: ( ) PORQUE SÓ PENSA NO OURO. ( ) PORQUE ESTÁ SOFRENDO. ( ) PELO PRAZER DA MALDADE. 7 – QUANTAS VEZES KIRIKOU SALVOU AS CRIANÇAS? ( ) 3 ( ) 2 ( ) 1 8 – KIRIKOU VAI ATÉ A MONTANHA PROIBIDA COM A AJUDA: ( )DO TIO. ( )DAS CRIANÇAS. ( )DA MÃE. 9 - EM QUE SITUAÇÕES APARECEM NO FILME OS VALORES: AMOR: _____________________________________________________________________________ VERDADE: __________________________________________________________________________ GENEROSIDADE: ___________________________________________________________________ TOLERÂNCIA: _______________________________________________________________________ PACIÊNCIA: _________________________________________________________________________ DETERMINAÇÃO: ___________________________________________________________________ 10 - O QUE TEM DE BOM EM SER: PEQUENO? ____________________________________________________ GRANDE? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Referências Apostila - EaD na formação do Professor a formação do Professor Para viver juntos - Mito e lenda, pag. 46 SM Edições http://conceito.de/lenda.com.br Sitiografia http://www.youtube.com/watch?v=gxUiV9-R26k