sábado, 21 de abril de 2012
Curso de Especialização de Mídias Integradas na Educação -2011-2012
Aluna: Arivana Izabel Stanski Ligeski
Disciplina: Ead na formação do professor
data: 31/03/2012
Atividade: Unidade III – Tarefa Elaboração de um projeto Didático
Tema: Lendas Africanas “Kirikou e a Feiticeira”
Intodução:
O tema foi elaborado de forma interdisciplinar, abordando as áreas de História e Língua Portuguesa, visto a intertextualidade e diversidade necessária em todas as disciplinas para trabalhar lendas africanas, sendo ela utilizada através de vídeo e textos trabalhados em sala sobre lendas, a abordagem do vídeo se dá através do vídeo de Kirikou e a Feiticeira, que mostra a realidade de uma aldeia indígena da África, onde o personagem principal é o herói da aldeia, apesar de pequenino ele demonstra um ideal, é corajoso e destemido. A proposta da atividade é assistir ao vídeo e fazer a interpretação da lenda indígena africana através das questões elaboradas sobre cada personagem e as suas características, o uso de recursos midiáticos, serão a TV multimídia com o uso do vídeo baixado do youtube.com, o qual toda a história esta disponível, ou pode ser comprado o vídeo disponível na versão em português e inglês. Foi realizado discussões a partir do interesse dos alunos a respeito dos tipos de lendas que temos no Brasil e a influência que a África tem em nossa cultura.
Situação problema
A proposta por se tratar de um tema polêmico e discriminatório, requer privilegiar a importância das questões afrodescentes em nossa comunidade escolar, propomos atividade direcionada no Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo, o qual os alunos deverão ter por entendimento a busca pela não repulsa a outros credos, raças entre outros casos de discriminação, bem como a discussão de Valores expressos no filme, características dos personagens, tipo de lenda e comparação com as nossas aldeias no Brasil o qual presenciamos nas escolas e na sociedade em geral.
Justificativa
Tem por finalidade possibilitar aos alunos da educação fundamental um conhecimento significativo sobre o significado “lendas”, e neste ínterim o trabalho é com lendas africanas para a interdisciplinaridade com a diversidade em Língua Portuguesa, a construção da diversidade entre os diversos temas é gradativo, portanto se coloca todos os temas da diversidade, para projetar o conhecimento e aprendizagem do educando perante o seu conhecimento do cotidiano e desta forma abordar novas culturas, sem distinção e preconceitos, a começar pelo nome Kirikou, e contribuindo com as características e comparações entre tribos indígenas instaladas em vários lugares do nosso estado, um exemplo utilizado foi a da cidade de Piraquara e Maringá, os Kilombolas na cidade de Adrianopolis.
Entretanto, o projeto vincula a necessidade voltada a educação de valores e conhecimentos e o pertencimento étnico-racial, buscando contemplara as diretrizes curriculares Nacionais sob a Lei nº 10.639/03.
Objetivo Geral
Conhecer a história com relação a lendas de identidade étnico-racial
Objetivo específico
Conhecer as lendas Africanas;
Identificar as características dos personagens;
Identificar a importância da família como referência da lenda;
Identificar os valores;
Interpretação da lenda
Conhecer os espaços de interação da lenda; (montanha, aldeia, etc.,)
Metodologia
Realizar pesquisas sobre os tipos de lendas, através do livro didático em sala e pesquisas em outros recursos midiáticos como: internet, enciclopédias, jornais, documentários audiovisuais, etc.
Assistir ao filme de 60 minutos em sala de aula,utilizando o recurso da TV multimídia em sala de aula, utilizando o pendrive e o vídeo em “MPG”, se for utilizado o DVD, será com o aparelho em anexo a TV, após os alunos terem visto o filme será proporcionado uma discussão com questões norteadoras sobre o filme, como por exemplo: Valores expressos no filme, características dos personagens, tipo de lenda e comparação com as nossas aldeias no Brasil, a discriminação e os tipos de . E principalmente a abordagem com relação ao respeito ao indivíduo, valorizando a sua identidade étnico-racial, a atividade será complementada no laboratório de informática, onde será utilizado outros recursos entre eles: visualizar outras lendas sobre o mesmo assunto, postar no blog desta autora arivanaizabel.blogspot.com, a atividade relacionada as lendas, discriminação e a cultura afro-descendentes.
Avaliação
Será distribuído uma atividade – Roteiro de perguntas interpretativas sobre o vídeo lendas africanas “Kirikou e a Feiticeira”
C. E. Luiz S. Baldo – Trabalho Formativo – Profª Arivana - Língua Portuguesa VALOR:_____
NOME:___________________________ Nº _____ TURMA: _____ DATA: ___/___/______
Lenda Africana Kirikou e a Feiticeira
ROTEIRO DE PERGUNTAS PARA INTERPRETAÇÃO :
INDIQUE AS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS DE CADA UMA DAS PERSONAGENS ABAIXO:
KIRIKOU:____________________________________________________________
A MÃE: _____________________________________________________________
KARABÁ: ___________________________________________________________
O SÁBIO: ___________________________________________________________
1 –KIRIKOU A TODO MOMENTO QUER SABER:
( ) COMO DESTRUIR KARABÁ.
( ) PORQUE KARABÁ É MALVADA.
( ) ONDE ESTÁ O OURO QUE KARABÁ TOMOU DA ALDEIA.
2 – PORQUE KARABÁ NÃO QUER QUE NINGUÉM VÁ AO SÁBIO DA MONTANHA?
( ) PORQUE ELE É MAIS PODEROSO QUE ELA.
( ) PORQUE ELE ILUDE AS PESSOAS.
( ) PORQUE ELE DIZ A VERDADE.
3 - O GRANDE CUPINZEIRO É A PORTA DE ENTRADA DA MONTANHA PROIBIDA. PARA QUEM ELE SE ABRE?
( ) PARA QUEM FOR DIGNO.
( ) QUEM DISSER AS PALAVRAS MÁGICAS.
( ) SÓMENTE PARA KARABÁ.
4 - O SÁBIO DIZ QUE KIRIKOU SÓ PODE ENFRENTAR KARABÁ:
( ) COM UM TALISMÃ.
( ) QUANDO CRESCER.
( ) COM INTELIGÊNCIA.
5 – O VELHO CONTADOR DE HISTÓRIAS DA ALDEIA É:
( ) MEDROSO.
( ) SÁBIO.
( ) CORAJOSO.
6 – O SÁBIO DIZ A KIRIKOU QUE KARABÁ É MALVADA:
( ) PORQUE SÓ PENSA NO OURO.
( ) PORQUE ESTÁ SOFRENDO.
( ) PELO PRAZER DA MALDADE.
7 – QUANTAS VEZES KIRIKOU SALVOU AS CRIANÇAS?
( ) 3
( ) 2
( ) 1
8 – KIRIKOU VAI ATÉ A MONTANHA PROIBIDA COM A AJUDA:
( )DO TIO.
( )DAS CRIANÇAS.
( )DA MÃE.
9 - EM QUE SITUAÇÕES APARECEM NO FILME OS VALORES:
AMOR: _____________________________________________________________________________
VERDADE: __________________________________________________________________________
GENEROSIDADE: ___________________________________________________________________
TOLERÂNCIA: _______________________________________________________________________
PACIÊNCIA: _________________________________________________________________________
DETERMINAÇÃO: ___________________________________________________________________
10 - O QUE TEM DE BOM EM SER:
PEQUENO? ____________________________________________________
GRANDE? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Referências
Apostila - EaD na formação do Professor
a formação do Professor
Para viver juntos - Mito e lenda, pag. 46 SM Edições
http://conceito.de/lenda.com.br
Sitiografia
http://www.youtube.com/watch?v=gxUiV9-R26k
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